24 de outubro de 2020

Opinião

A verdade que liberta

Opinião 20/09/2020

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
(João 8.32)

  

É muito comum nos encontrarmos com pessoas que andam sem rumo, e estão como que perdidas sem saber bem ao certo quem são, para que nasceram, para onde estão indo. Isso acontece justamente quando as pessoas não têm um conhecimento de si mesmas. Esta alienação existencial leva o ser humano à busca do autoconhecimento e, consequentemente, do propósito da sua vida. Quando falamos de autoconhecimento, é importante ressaltar que o homem jamais alcançará um conhecimento perfeito de si mesmo, a menos que primeiramente vislumbre o rosto de Deus e daí desça para a contemplação de si mesmo.  Quando o homem tenta conhecer a si mesmo e este conhecimento não passa por Cristo, tende a apresentar algumas distorções. Uma autoanálise nunca é isenta de equívocos, pois, ou há uma rejeição do ser, julgando-se um fracassado, o que leva a um conformismo e acomodação com o seu destino, ou, por outro lado, incorre-se no erro de supervalorizar do eu, julgando-se melhor e mais forte dos que outros. É aí que nasce o orgulho, o preconceito e a vaidade.

No entanto quando procuramos conhecer a nós mesmos, a partir do conhecimento de Cristo, as coisas se tornam mais claras, pois Cristo consegue mostrar nossas qualidades, mas também nossas fraquezas, nossas mazelas, nossos medos e nossos limites. Isto se torna possível, porque diante Dele não adianta apresentar um falso “eu”, pois Ele nos conhece muito bem e sabe quem somos. Jesus é o Único capaz de olhar além das aparências, e nos confrontar com o que de fato somos, com o que pensávamos ser. Quando sabemos o que somos em Cristo, não há espaço para o medo, para a reserva, para as meias palavras.  Esse encontro do nosso ser com Cristo liberta-nos da angústia causada pela alienação pessoal, ao mesmo tempo em que nos traz a consciência do sentido da nossa vida. Isto nos propicia a possibilidade de mudar o nosso comportamento. Portanto, caro leitor, procure conhecer a si mesmo, a partir do conhecimento de Cristo, pois só Ele, pode nos levar ao verdadeiro conhecimento de nós mesmos. Assim como destacamos acima, somente conhecendo a verdade de Deus, é que podemos conhecer a nós mesmos. Neste sentido, Jesus é a própria verdade. Ele mesmo disse: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida”.

Deus vos abençoe.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Pastor Isaac Ribeiro

CLIMA EM FRANCA

20°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2311
    Sorteio: 03, 05, 09, 35, 43, 60 Data: 22/10/2020
  • Quina: 5398
    Sorteio: 09, 14, 37, 54, 80 Data: 23/10/2020