20 de outubro de 2020

Franca

QUARENTENA

Ocupação de leitos de UTI deve deixar Franca sozinha no 'vermelho'

Os 22 municípios do DRS de Franca devem seguir de 11 a 24 de agosto com apenas serviços essenciais funcionando com atendimento presencial ao cliente. Serão praticamente dois meses, desde 29 de junho, na fase da quarentena com mais limites.

Franca 07/08/2020

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid deixam Franca na fase Vermelha e Rio Preto, na Laranja; apesar de Verde, nenhuma das outras regiões estarão nelas

A depender da capacidade hospitalar, Franca é a única região do Estado que permanecerá na fase Vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. A atualização será anunciada nesta sexta-feira, 7, pelo governador João Doria. Mas para o DRS-8 (Departamento Regional de Saúde de Franca), nada deve mudar e as restrições deve ser mantidas no nível máximo. 

A região de Franca é a única do Estado com mais de 80% de seus leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados a pacientes do Covid-19 ocupados e também é a única a ter menos de 10 vagas de leitos de tratamento intensivo a cada 100 mil habitantes.

A taxa de ocupação de leitos na região é de 84,7% (Nota 1 – Vermelho), índice suficiente pra sozinho manter Franca no Vermelho. A quantidade de leitos de UTI Covid é de 9,2 (Nota 4 – Verde) nesta quinta. Os dois números formam o critério Capacidade Hospitalar. O primeiro tem peso 4 e o segundo peso 1. A conta é feita por (1x4 + 4x1)/5, que dá 1,6 – o Plano SP manda arredondar para baixo e, assim, a nota final é 1 (Fase Vermelha).

O segundo critério é a Evolução da Pandemia, formado por variação de Casos (peso 1), de Internações (peso 3) e de Óbitos (peso 1). Nesta semana, os casos na região cresceram 26,8% (nota 3, Amarela), as novas internações, 19,57% (nota 2, Laranja); e as mortes 54,5% (nota 2, Laranja). Esses números colocariam Franca na fase Laranja, mas a Capacidade Hospitalar mantém a região na Vermelha.

 

Mais 2 semanas no Vermelho

Os 22 municípios do DRS de Franca devem seguir de 11 a 24 de agosto com apenas o comércio e serviços essenciais funcionando com atendimento presencial ao cliente. Serão praticamente dois meses, desde 29 de junho, na fase da quarentena com mais limites.

Enquanto isso, as regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto que hoje estão com Franca no vermelho, devem logo pular uma fase e já chegar à Amarela. Já Registro, que também se encontra na fase Vermelha, deve evoluir para a Laranja, possibilitando o funcionamento de escritórios, imobiliárias, lojas e shoppings. Na fase Amarela, caso de Ribeirão Preto e Piracicaba, bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias também podem funcionar.

Doria deve anunciar neste sexta que 15 regiões do Estado estarão na fase Amarela a partir da próxima terça-feira, 11. Outras seis na fase Laranja. E apenas Franca, na Vermelha.

 

No Vermelho, ‘com jeitinho’

Na cidade de Franca, mesmo com as restrições mais duras, quase tudo funciona “com jeitinho” e, por isso, segundo as autoridades de Saúde, os casos não param de crescer. Nesta quinta-feira, 6, a cidade bateu o recorde, com 160 novas confirmações diárias.

Para o chefe da Vigilância em Saúde, Felipe Granzotti, a culpa é da “falta de consciência e não acreditar na gravidade da situação que vivemos”.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Fora Doria
    07/08/2020 5 Curtiram
    \"Na cidade de Franca, mesmo com as restrições mais duras, quase tudo funciona “com jeitinho” e, POR ISSO, segundo as autoridades de Saúde, os casos não param de crescer.\" (grifo meu) QUE CORRELAÇÃO É ESSA?
    • Thiago
      07/08/2020 8 Curtiram
      Vou desenhar, a relação é que tudo está funcionando escondido, quando na fase vermelha não se deve funcionar nada “com jeitinho”, só o serviço essencial. Logo, mais pessoas na rua e então maior circulação do vírus, maior contágio e maior internações.
    • Gustavo
      07/08/2020
      A correlação é óbvia demais. O que vc não entendeu?
  • José Carlos
    07/08/2020 3 Curtiram
    É o desgoverno como está... está ferrando com o povo ...
    • Beijamim
      08/08/2020
      Amigo José Carlos o povo está se ferrando por sua própria culpa. Realmente nada devia estar funcionando, contudo, se não houvesse clientes ou freguezes procurando, ninguém arriscaria ficar aberto. É a famosa lei da oferta e da procura.
  • Flávia Cristina de Alvarenga
    07/08/2020 2 Curtiram
    triste porém previsto... ninguém levou a sério, nem mesmo as autoridades.
  • Juca do Posto
    07/08/2020 4 Curtiram
    Cidade sem gestão...vermelho só na teoria, pq na prática todos sabem que Franca está funcionando praticamente \"normal\"...donos de academia choramingando, mas trabalhando de porta fechada, fábricas no distrito operando normalmente, agências da Caixa deixando entrar tudo que é atendimento (era pra ser apenas serviços essenciais), pessoas se vangloriando e achando legal participarem de um joguinho de futebol clandestino (dá até gosto fazer o errado né ?), famílias inteiras com máscaras no queixo andando pelo centro e por aí vai....lamentavel não ter o mínimo de consciência.
  • Maria
    07/08/2020 3 Curtiram
    Uma vergonha para Franca e Francanos , continuem assim pois mais casos e mortes acontecerão , povo hipócrita e metido a besta que na hora de mostrar respeito ao próximo mostra realmente a sua cara , que decepção !!!!
  • Maria
    07/08/2020 4 Curtiram
    Que vergonha hein Prefeitinho Gilson de Souza sua administração será lembrada como a pior de todas da história de Franca , cria vergonha na cara e faça alguma coisa para a população decreta Lockdown imediatamente e para de conversa fiada , só nos na fase vermelha o senhor não tem vergonha na cara
  • darsio
    07/08/2020 6 Curtiram
    Enquanto nos sentimos acuados e amedrontados por conta da explosão de casos da doença, em Brasília temos um general a frente de algo que ele não entende absolutamente nada, que é a saúde e, um psicopata presidente que menospreza e até mesmo ridiculariza as quase 100 mil vítimas fatais. Ele diz isso porque não são os seus parentes as vítimas fatais e porque possui a sua disposição e de seus familiares, todos os recursos médicos e hospitalares da mais alta qualidade. E, o pior é perceber que tem muita gente que se quer tem onde cair morto, aplaudir as atitudes e falas desse boçal. Fazer o quê!
  • Joao
    07/08/2020 2 Curtiram
    De qual Franca essa matéria trata? A que eu moro está na faixa verde faz tempo. Lamentável
  • Luis
    07/08/2020 2 Curtiram
    Se não fechar a cidade, nós vamos ficar na faixa vermelha em agosto e setembro. Precisa diminuir os casos de transmissão ao invés de ficar correndo atrás de mais leitos.
  • L
    07/08/2020 4 Curtiram
    Pior ficar na fase vermelha por mais 2 meses ao invés de fechar a cidade por 10 dias.
  • Silvia
    07/08/2020 5 Curtiram
    Eu acho é pouco. Enquanto o comércio, academias, salões ficarem funcionando “com jeitinho”, vamos ficar estagnados nessa fase vermelha. Tudo funcionando na ilegalidade, já que não pode abrir.
  • Adilson
    07/08/2020 9 Curtiram
    Só estamos na fase vermelha graças aos péssimos políticos que temos, pois temos 9,2 leitos uti covid por 100.000 habitantes e a média do estado é quase 30,portanto faltam 90 leitos para Franca e comparando com Ribeirão mesmo tendo a 50% da população , temos 10% das mortes deles e eles vão passar para a fase amarela graças a quantidade de leitos.
    • claudinei
      07/08/2020 3 Curtiram
      Concordo plenamente , nossos politicos são muito ruins , cade os leitos de UTI , esse pessoal que fala que tem que parar tudo deve ter o seu dinheiro garantido, e ai vereadores , prefeito e ministerio publico , cade os leitos???
    • Beijamim
      08/08/2020 1 Curtiu
      Se tivéssemos 100 leitos, aí a cidade poderia passar para a fase amarela, e com isso, tudo voltaria ao normal. Será que a proliferação do vírus paralisaria, ou continuaria infectando os incautos. Leitos sem medida de contenção do vírus, não adianta.
  • Wilson Silva
    07/08/2020 1 Curtiu
    Gente, eu ouvi o prefeito falar um dia que ia fazer um hospital municipal, eu tô meio sem saber, esse hospital já tá funcionando? ??
  • Luis
    07/08/2020
    Tem de fechar Franca e cidades da região. Nós vamos contaminar uma porção de cidades e vamos ficar na faixa vermelha até outubro.
  • Lucas
    07/08/2020 1 Curtiu
    Em nenhuma cidade fizeram o tal lockdown, será que o problema de Franca não é o minúsculo número de leitos para atender toda essa região? Onde estão os leitos Sr. Prefeito? Alguma coisa está bem errada.... e falta tbm da população ajudar, USAR mascaras, deixar os churrascos pros amigos de lado, as chácaras tbm, o futebol, tem chácaras tendo festas pra 80 pessoas no fim de semana, abram os olhos.
  • Maria Betânia De Almeida Peixoto
    07/08/2020
    Seu como é depender do comércio para colocar comida em casa, pagar as contas básicas, mas infelizmente aqui em franca tem que decretar o LOCKDOWN novamente. Está muito perigoso, muita gente andando pelas ruas sem máscara. Acho que o prefeito tem o dever de zelar pelo bem estar da população, se eles próprios não estão dando bola.Esta na hora de mostrar a população que o COVID 19 não é brincadeira.
  • Luiza
    07/08/2020 3 Curtiram
    Onde o lockdown teve efeito positivo? É os países que sequer pararam? Os países que não fizeram nenhuma quarentena, mas seguiram um protocolo adequado, eficiente e não politizaram a doença...vocês falam do lockdown como se isso fosse eficiente. Ao que parece vocês só buscam informações no GCN, Globo, e etc...ainda não ultrapassaram a guerra de narrativas e só repetem jargões e cacoetes como se fossem mantras...acreditam cegamente em soluções apresentadas pelos menos que criaram os problemas. Franca já não assiste essa parte revoltada da população, não se realizam aqui porque seu coração está em Cuba, Rússia, China, adoram um comunismo pop. Idolatram essas porcarias de medidas do governo Doria e lamentam que franca esteja na fase vermelha. Kkkkk
  • Ana Maria Cunha
    07/08/2020
    Uma cidade deveria ser governada por 3 poderes. Aqui em Franca parece que não tem nenhum. Vc roda a cidade toda não vê um policial, seja civil, militar ou municipal. Vc não vê um caminhão fazendo higienizaçáo das ruas, nem na upa do jardim Anita que virou PS. Quer dizer, eleições em novembro, daqui a pouco os ratos sairão das tocas. Voto zero neles.
  • A
    08/08/2020
    Atacadão tem a capacidade de 300 pessoas agora na pandemia,mais lá dentro tem funcionários e promotores de vendas q contabiliza o triplo de pessoas
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

22°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2309
    Sorteio: 09, 11, 29, 30, 33, 60 Data: 17/10/2020
  • Quina: 5394
    Sorteio: 15, 22, 30, 48, 73 Data: 19/10/2020