21 de setembro de 2020

Franca

DESRESPEITO

Covid-19: Isolamento social em Franca cai durante a fase Vermelha; casos positivos e óbitos crescem 50%

As lojas com balcões em suas portas, que deveriam funcionar somente para entrega, apenas transferiram o atendimento do interior do estabelecimento para a calçada. Campos públicos de futebol e até área particulares de esporte continuam sendo palco de disputas.

Franca 09/07/2020

Dirceu Garcia/Comércio da Franca
No último dia 29 de junho o Governo do Estado endureceu as regras de quarentena em Franca, para tentar conter o avanço do novo coronavírus. Mandou fechar lojas, shoppings, concessionárias de veículos, escritórios e imobiliárias para manter a população dentro de casa. 
 
Mas o inesperado aconteceu: cresceu o número de pessoas nas ruas da cidade - foi pouco, mas cresceu. Já o número de casos positivos e de mortes pelo Covid-19 dispararam em Franca.
 
Entre essa quarta-feira, 8, e o dia 29 de junho, se passaram 10 dias e a média de isolamento social ficou em 45%. Em um período idêntico de também 10 dias, entre uma segunda e a última quarta-feira da fase Laranja em Franca, de 15 a 24 de junho, a média de pessoas na rua da cidade era de 45,6%.
 
Os números do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) comprovam a realidade das ruas de Franca, que vive como se não estivesse sob regras rígidas de quarentena. Estabelecimentos proibidos de atender o público presencialmente, como salões de beleza e barbearias, por exemplo, funcionam normalmente. 
 
As lojas com balcões em suas portas, que deveriam funcionar somente para entrega, apenas transferiram o atendimento do interior do estabelecimento para a calçada. Campos públicos de futebol e até área particulares de esporte continuam sendo palco de disputas.
 
Esses são apenas alguns exemplos de desrespeito às regras da quarentena que resultam na queda do índice de isolamento, em um período em que a pandemia está em franca expansão na cidade.
 
No dia 28 de junho, último dia da cidade na fase Laranja, Franca tinha 355 casos confirmados do Covid-19 e oito mortes de pacientes infectados com o vírus. Ontem, apenas 10 dias depois, eram 548 diagnósticos positivos e 12 óbitos.
 
Os casos confirmados cresceram quase 55% e as mortes, 50%, nesta uma semana e meia que Franca está na fase Vermelha apenas na teoria.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Evandro
    09/07/2020 5 Curtiram
    É óbvio que isso acontece pelo simples fato de não haver nenhum tipo de fiscalização e quando tem os fiscais fazem vista grossa , isso por total descaso do nosso Prefeito Sr Gilson de Souza que não fez nada pela cidade , na sua admiração só olhou para seu próprios umbigo , mas deixa estar logo as eleições está aí e duvido que tanto ele como seus parentes se elegam novamente
  • Livia
    09/07/2020 15 Curtiram
    Dá um orgulho ver que o francano não aceita mais a tirania comunista. E que o povo de bem se rebela contra o Ditadoria!!! Chega de ditadura, o povo não quer ficar enclausurado em casa! O povo não quer o comunismo, não adianta tentarem forçar. Esses meses de comunismo já deu. Chega de cercear a liberdade do povo!!!
    • Evandro
      09/07/2020 4 Curtiram
      A Sra não tem jeito mesmo só fala bobagem e o pior segundo a Sra mesmo disse nem mora no Brasil , como ainda tem a cara de pau de dar opiniões exdruxulas sem nexo , te peço encarecidamente a Sra calada é uma poetisa
  • Marcia
    09/07/2020 4 Curtiram
    Tem que fechar tudo, mas não temos prefeito pra isso
  • Jo
    10/07/2020 1 Curtiu
    Evandro, eu não sei porque o gcn publica comentários dessa Lívia, adoro ler o jornal mas essa personagem ( que não sabemos quem é, provavelmente mora aqui em Franca mesmo) está deixando todo mundo irritado, Franca vivendo um momento delicado onde muitos precisam trabalhar, muitos estão com medo, muitos estão desesperados e ela com essa bobeira de comunismo, aqui ninguém tá interassado nisso. Lívia mostra a sua cara ou cala a boca e vai curtir o seu capitalismo na Disney
    • Livia
      11/07/2020 5 Curtiram
      Olha os extremistas pedindo censura. Tudo o que falei é verdade, o vírus é uma gripe. Citei como exemplo a realidade em que vivo, pq na Florida, na maior parte dos lugares a mascará não é sequer obrigatória e tudo está funcionando normal. Isso são fatos! Se o vírus fosse terrível assim não seria possível isso. Em alguns lugares do Estado agora estão tentando tornar obrigatório o uso de mascaras, mas eu acho desnecessário e autoritário agir assim. Porém está tudo normal e até a Disney vau reabrir. O vírus é uma gripe sim, se não fosse a Florida estaria um casos já. E foi em Nova York do isolamento social que o caos se instalou, o que só comprova que o isolamento social é ineficiente. Isso são dados tbm. Não tem como discutir com base em achismos e pedir para cesnurar os outros.
  • Luis Carlos
    11/07/2020
    Ô TAPIRUS TERRESTRIS vc não tem vergonha não, de falar tanta besteira. Ninguém aqui tá interessado em saber da \"Sua Flórida\", se é tá bom, vai cuidar da sua vida. Porque se esse lugar é lugar que vc mora é tão maravilhoso assim, vc deveria estar curtindo a praia, os shoppings e não fiscalizando a vida de Franca. Ou será que vc não mora mesmo aí?
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

32°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2301
    Sorteio: 17, 18, 35, 36, 47, 52 Data: 19/09/2020
  • Quina: 5370
    Sorteio: 07, 10, 29, 41, 68 Data: 19/09/2020