15 de agosto de 2020

Gazetilha

O bolsonarês

É curioso como um bolsonarista radical do Acre, outro de Santa Catarina ou um terceiro aqui de Franca recorram aos mesmos termos (...).

Gazetilha 10/05/2020 - Corrêa Neves Júnior
Foto de: Comércio da Franca
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos”

Euclides da Cunha, escritor brasileiro

 

Há um filme de ficção-científica relativamente recente, A Chegada, de 2016, que apresenta uma teoria linguística desenvolvida nos anos 20 por dois pesquisadores que se mostra incrivelmente atual, especialmente quando considerada a nossa realidade política. Há alguns meses, comentei neste mesmo espaço sobre a teoria, conhecida como Hipótese Sapir-Whorf. Sem entrar em detalhes técnicos demais, pode-se resumir a teoria com a ideia de que a linguagem define o comportamento de uma sociedade, e não o contrário, como habitualmente se assume.

Ou seja, segundo Sapir-Whorf - que nem de longe é majoritariamente aceita, registre-se - nos expressamos de determinada forma não porque pensamos de um jeito específico, mas nos comportamos de determinada maneira porque falamos – ou escrevemos – de um certo modo. No filme, isso é mostrado de forma magistral nos esforços de uma linguista que luta para estabelecer contato com alienígenas que chegaram à Terra em 12 naves diferentes e utilizam uma linguagem complexa, sem equivalência com qualquer idioma conhecido. Se ainda não viu, assista. Vale muito a pena.

De volta ao mundo da pandemia e ao Brasil do desequilíbrio e do descompasso, difícil para quem assistiu o filme não lembrar da teoria de Sapir-Whorf diante do discurso presidencial e dos seguidores de Jair Bolsonaro, tanto no caso do enfrentamento ao coronavírus quanto em outros episódios de um governo que ainda não completou dois anos, mas que já coleciona conflitos, confrontos – e gafes - que, certamente, entrarão para a história.

É curioso como um bolsonarista radical do Acre, outro de Santa Catarina ou um terceiro aqui de Franca recorram aos mesmos termos, aplicados a circunstâncias similares, ainda que com personagens distintos, para construir seu raciocínio. Mais curioso ainda é perceber que, muitas vezes, tais “pensamentos” são moldados por palavras que, no português, não significam originalmente aquilo que eles pretendem dizer. Ou sejam, “criam” novos significados – e contextos – para o mesmo idioma que todos nós falamos.

Mais do que nunca, considerado que o presidente não chegou ao meio do seu mandato e tem ainda dois anos e meio pela frente, um glossário para tentar traduzir o discurso bolsonaristas é fundamental. O desafio é imenso. Mas pode ser, também, divertido. Vamos a ele:

#______lixo: uso da hashtag + nome próprio + sufixo “lixo” é provavelmente o jargão mais utilizado pelas hordas bolsonaristas. Versátil, se aplica a qualquer coisa, mas é mais usado para classificar veículos de comunicação que publiquem notícias que desagradam o presidente. Ex: #Globolixo, #GCNlixo, #Folhalixo, #Midialixo. Nota do Tradutor: o bolsonarês é dialeto extremamente dinâmico. Em 24 horas, um veículo considerado “sério” pode começar a receber a #lixo se tiver publicado uma única notícia que desagrade o presidente. Foi o caso da CNN. Considerada antagonista da GloboNews e emissora “confiável” caiu em desgraça depois de entrevistar Regina Duarte. Passou a merecer, dos radicais, a mesma alcunha que reservavam aos demais veículos. Agora, a aplicação é a mesma e a CNN virou #CNNlixo.

#fechadocombolsonaro: usado para designar apoio incondicional ao presidente. Não importa o que ele diga, faça ou fale, em que circunstância se envolva ou que acusações enfrente, quem adota a hashtag #fechadocombolsonaro idolatra, pura e simplesmente, Jair Bolsonaro.

Cloroquina ou Hidroxicloroquina: o mesmo, em bolsonarês, que o Santo Graal dos cristãos. Como o sangue de Jesus, teria o poder de “curar” os doentes de covid-19. Diante do insucesso verificado no tratamento dos pacientes, caiu em desuso, mas ainda é utilizado por extremistas.

Comunista: um dos mais versáteis adjetivos do dialeto bolsonarês. Pode ser aplicado em quase qualquer circunstância. Originalmente, em português, designa o partidário ou simpatizante do comunismo, sistema político de esquerda que propõe uma sociedade sem divisão de classes, com o Estado controlando os meios de produção, e que nunca deu certo em nenhum lugar do mundo. É utilizado especialmente pelos bolsominions, grupo mais radical do bolsonarismo, para desqualificar opositores, adversários ou qualquer um de quem o presidente não goste. Ex: Dória é comunista (ainda que o governador paulista seja o mais clássico exemplo de direita, defensor do liberalismo econômico e da atividade empresarial); Mandetta é comunista (o ex-ministro da Saúde é integrante do DEM, partido que representa a Direita no Brasil); Moro é comunista (o ex-ministro da Justiça nunca demonstrou qualquer admiração específica por este sistema de governo). Outros exemplos: a rede Globo, além de lixo, é também definida como comunista em bolsonarês, o que não faz o menor sentido em nenhum outro idioma, já que emissoras de televisão privadas são um dos maiores símbolos das democracias liberais.

Coronavírus: também conhecido como vírus chinês. No idioma presidencial, não é uma doença provocada por um vírus, mas um plano estratégico perverso da China para matar milhões de pessoas e dominar o mundo.

Deus: o pai de Jair Messias.

E daí?: Interjeição provocativa utilizada para tirar do sério o interlocutor. Ex: Morreram dez mil pessoas. E daí?

Golpista:  toda pessoa que defende o afastamento do presidente, ainda que pelas vias democráticas, é um golpista. É o único caso de vocábulo “roubado” do Lulapetismo, outro dialeto muito em voga no Brasil na primeira década deste século.

Gripezinha: adjetivo utilizado para estabelecer a gravidade de uma doença x tamanho da crise econômica do país. Não varia nem admite intensidade. Assim, uma pandemia global que contamine milhões de pessoas e mate centenas de milhares pode ser definida como uma “gripezinha”. Nota do tradutor: há uma exceção. Quando a gripezinha atinge e mata alguém próximo do bolsonarista, vira uma tragédia. Mas, neste caso, o próprio bolsonarista será considerado traidor (ver mais nesta página).

Infiltrado: designa o bolsonarista flagrado agredindo, verbal ou fisicamente, alguém. Assim, um discípulo que se envolva em uma confusão pode ser um patriota (se escapar ileso) ou infiltrado (se for pego em flagrante ou identificado).

Mentira: substantivo feminino que designa tudo que desagrada ao presidente. Ex: Carlos Bolsonaro comanda o gabinete do ódio. Mentira; O Brasil menosprezou o coronavírus. Mentira; A Inglaterra está fazendo quarentena. Mentira.

Mito: designação exclusiva do presidente Jair Bolsonaro, aparentemente inspirada na ditadura comunista norte-coreana, que classificava seu fundador como “Grande Líder”. Por aqui, o dialeto resumiu a idolatria num único substantivo.  

Patriota: o antônimo de comunista. Qualquer um que apoie o presidente é um patriota. Pode ser miliciano do Rio de Janeiro, membro do Centrão, envolvido no esquema do mensalão, pouco importa o passado. Se apoia o presidente Jair Bolsonaro, automaticamente se transforma em patriota.

Socialismo: ideologia de esquerda associada ao demônio. Ver também comunista nesta página.

Tá de brincadeira: interjeição, normalmente usada na forma interrogativa, que é usada em tom provocativo para questionar uma afirmação, ainda que irrefutável. Ex: O mundo enfrenta uma pandemia global. Tá de brincadeira?; Milhares de brasileiros morrem de coronavírus. Tá de brincadeira?

Talkey: termo em bolsonarês usado para encerrar abruptamente uma conversa. Ex: Eu não vou falar mais sobre as denúncias do sr. Sérgio Moro, talkey?

Traidor: adjetivo usado para designar qualquer pessoa que um dia concordou com o presidente, mas, em algum momento, passou a discordar. Ex: Moro traidor; Maia traidor; Mandetta traidor; Doria traidor.

Vagabundo: adjetivo associado a pessoas que discordam do presidente. Se um ministro do Supremo Tribunal Federal sentencia em sentido contrário aos interesses de Jair Bolsonaro, ele é vagabundo. Se um professor defende a quarentena, ele é vagabundo (neste caso, costuma ser associado também com comunista). Se a imprensa publica notícias que expõe problemas do governo, além de lixo é comunista e também vagabunda.

Valores conservadores e cristãos: designa o conjunto de crenças do bolsonarismo, não necessariamente conservadores e cristão. Ex: um militante bolsominion pode escrever em seus perfis citações bíblicas ao mesmo tempo em que apoia o porte de armas e a execução sumária de todos os comunistas, ainda que não tenham cometido crimes – e nem sejam comunistas. Mesmo assim, é alguém que em bolsonarês compartilha valores conservadores e cristãos.

Verdade:  substantivo feminino que designa tudo aquilo que seja compatível com o que o presidente diz ou pensa. Se for diferente, não é verdade (ver o verbete Mentira mais acima).

PS: contém spoiler do filme A Chegada. No final do filme, a linguista, depois de estabelecer comunicação com os alienígenas, descobre enfim o que era o presente que eles pretendiam dar aos humanos: a própria linguagem. Quem a domina, consegue quebrar a barreira do passado, presente e futuro, o que abre infinitas possibilidades para a própria espécie. Dante do que tenho visto do pensamento bolsonariano, tenho lá minhas dúvidas de que alguma coisa de boa derive do “aprendizado” deste dialeto.


Corrêa Neves Júnior, jornalista e vereador em Franca
email - junior@gcn.net.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Jose osmar
    10/05/2020 12 Curtiram
    Eu fico com o verdadeiro termometro que e o povo que sente na pele as suas nscessidades, de que me adiantaria palavras rebuscadas e eruditas diante de um povo sedento de justiça,vilipendiado e usurpados de seus direitos de liberdade ,assaltados por uma classe politica corporativista e mentirosa usurpando o povo brasileiro,chega de discursinho bonitinho querendo nos enganar mais uma vez calem-se os incopetentes se nao querem ajudar essa nacao que se resumam na sua insignificância, o povo esta acordando ,o povo sabe quem sao os Entulhos dessa Nacao nao e presciso ninguém ninguém falar para nos o povo o devemos fazer ou deixar de fazer,otempo da idiotice e passado
  • Cleuber Alves de Sousa
    10/05/2020 24 Curtiram
    Outra vez o vereador da cidade perfeita cuidando dos problemas nacionais, nossa cidade tem muitos problemas, mas nosso vereador prefere cuidar dos problemas do Brasil.
  • Carlos
    10/05/2020 25 Curtiram
    Bom dia..nao sei se vao publicar minha opiniao mais com certeza vao ler..Maioria das Pessoas que converso falam que GCN esta igualzinho Globo e cada vez que vejo algumas noticias vai se confirmando isso..E triste para um Jornal que que foi unanime com prestigio de todos e de uns anos pra ca esta igualzinho Globo so Caindo no Ibope..Ainda da Tempo voltem fazer o de Melhor que voces fizeram a muitos anos que e simplismente DAR NOTICIA ( Sem Opniao ).. Abracos a Todos att
    • Asdrúbal da Franca
      10/05/2020 3 Curtiram
      Carlos, não me leve a mal, mas vou lhe dizer uma dura verdade: você tá mal de amizades! Agora não, que estamos em período de isolamente social, mas, quando passar, procure diversificar seu círculo de amigos, andar com gente que lê livros, que tenha bom senso, que não fique vendo comunistas em tudo o que é canto (até na Globo e no Dória, kkkkkk), ou seja, gente que não é fanática e lunática como o gado seguidor do mito. Você vai se surpreender no modo como a opinião das pessoas à sua volta irá mudar! Pode crer, vai por mim!
    • Jo
      12/05/2020 2 Curtiram
      Temos que falar amém para todas as bobagens do presidente? Será que toda imprensa mundial está errada quando fala as verdades sobre este déspota? e os casos de cornavírus só crescendo aqui em Franca, será apenas uma gripezinha? Será até vc ou alguém da sua família pegar.
  • Emerson
    10/05/2020 10 Curtiram
    Sábias palavras ... esse pessoal que votou nesse governo vergonhoso é tão patético quanto ele ..
  • Francisco Matos
    10/05/2020 11 Curtiram
    Sofrível tempo que estamos passando. Acima do vírus está o cérebro infectado por uma ignorância inexplicável cuja cura não se vislumbra acontecer.
  • Luciana Nicolela
    10/05/2020 19 Curtiram
    Parabéns. Amei. Escreveu tudo o que eu penso. Eu achava que não existia nenhum fã mais ardoroso que os Lulistas. Estava enganada. Os bolsominions conseguiram a superação. Se tivessemos um presidente olhando na mesma direção que sua população e a ciência, já teriamos vencido essa pandemia. Pobre Brasil. Triste realidade...
  • José Antonio
    10/05/2020 1 Curtiu
    Excelente texto , parabéns! Sobre o que nos estamos passando eu fico pensando o seguinte : todos os monumentos históricos ao redor do mundo estão fechados , a Disney nos EUA está fechada, os principais campeonatos de futebol , basquete e outros esportes estão suspensos ao redor do mundo, o campeonato mundial de fórmula 1 sequer teve início em 2020, o maior evento esportivo do mundo , as olimpíadas, foram canceladas e será realizada em 2021, se a situação permitir . Ou seja, o mundo inteiro está preocupado com a pandemia, mas no Brasil o nosso presidente, o mito , é que está cert...isolamento pra quê? Morreram 5 mil pessoas , e daí? O que eu tenho com isso? Independente de questões ideológicas somente estas questões já seriam mais do que suficientes para tirar o Bozo da presidência, já seria suficiente para ao menos dizer que ele é louco , que é um idiota e que não está preparado para ser o presidente do Brasil, mas o \"gado\" continua pastando e ruminando tudo o que ele fala . É inacreditável! Vamos fazer um pequeno exercício de raciocínio, eu sei que é complicado para os seguidores do mito, mas vou ser o mais didático possivel: ele diz que 70% da população do Brasil vai ser contaminada pelo vírus , não tem jeito, também \"taokey\"! Então vamos fazer o seguinte cálculo: 70% da população de Franca, ou seja , 70% de 350.000 mil habitantes, o resultado é 245.000 mil habitantes , então em Franca seriam contaminados pelo covid 245 mil habitantes! Se nós pegarmos este número é calcular que 2% terão sintomas graves e precisarão de atendimento médico teremos 4900 , ou seja, quase 5 mil pessoas terão que utilizar algum tipo de tratamento nos hospitais da cidade . E aí? Estamos preparados para ver pessoas morrendo em frente aos hospitais ou dentro de casa por absoluta falta de condição de atender toda a demanda dos hospitais. Estamos preparados para nós mesmo morrer por falta da ar ? Prendam a respiração de vocês por alguns instantes e sintam a sensação, imaginem morrer por falta de ar....deve ser terrível! Eu não quero que isso aconteça com ninguém, nem mesmo com o Bozo! O nosso país está doente , não só pelo corona , mas pelo ódio que é disseminado e incentivado principalmente pelo presidente! É muito triste viver no Brasil atual !
  • Rafael Santos
    10/05/2020 2 Curtiram
    É o cumulo do absurdo, tamanha ignorância. Mais ignorante que o presidente, são seus seguidores! O pior cego, é aquele que não que ver
  • Eduardo
    10/05/2020 3 Curtiram
    Parabéns Junior! Você se supera dia a dia no que se trata de escrever matérias toscas e sem conteúdo algum. Sorte sua que é dono do jornal pois se não nem um coluna semanal conseguiria ter!
  • Anderson Ribeiro
    10/05/2020 5 Curtiram
    O autor do artigo ignora dolosamente um passado recente e negro da históriade nosso pais Se os desvios do presidente fossem CORRUPÇÃO, IMORALIDADE, FALTA DE ETICA, FINANCIAMENTO DE DITADURAS, dentre tantos outros, não seriam suficientes para ser materia de artigo qualquer. Agora, como se trata de LINGUÍSTICA, esse sim é assunto sério q abala o \"status quo\". As viúvasde LULA e seus vícios insistem em ignorar o lugar de fala do povo brasileiro.
  • Emerson
    10/05/2020 1 Curtiu
    Agora faça uma texto sobre os Lulistas e os Isentoes. Vamos ver se tem coragem. Ahahah. X-D
  • Darsio Batista
    10/05/2020 3 Curtiram
    Não quero aqui defender o comunismo. Não sou e nunca fui comunista, mesmo porque não acredito em uma sociedade de iguais, sem classes. Afinal, uma das particularidades do ser humano é o seu egoísmo. Comunismo foi e sempre será uma utopia. Mas, vejo que a colocação deste artigo sobre comunismo é um tanto superficial. Trata-se sim de uma sociedade sem classes, mas que também implicaria no fim do próprio Estado. Comunismo e socialismo não são as mesmas coisas. O comunismo, segundo o maior de seus pensadores, o filósofo e economista Karl Marx, jamais existiu de fato. O que assistimos em Cuba, no leste europeu, na ex-União Soviética, na China, Coréia do Norte são regimes que, ao exemplo da ditadura no Brasil, impôs uma ordem para manter privilégios as suas elites, as custas da opressão e violência contra aqueles que lutavam pelas liberdades e por maior inclusão social. Ditaduras de esquerda não são diferentes das ditaduras de direita, pois ambas se utilizam da violência para eliminar os que se opõem as elites governantes. Pergunte aos militares brasileiros que, logo perceberá essa semelhança. Enfim, prefiro um sistema parecido com o Estado do Bem Estar Social, algo ainda muito encontrado nos países nórdicos. Não é por um acidente que esses países são campeões mundiais em qualidade de vida.
    • Matheus B.
      14/05/2020
      Darsio, quanto ao último parágrafo do seu texto, sobre Estado de Bem Estar Social, ou Welfare State, entendo que pareça atrativo. Keynes pensou nisso quando viu que o “capitalismo” é ruim, mas, funciona. Entretanto, os países nórdicos têm estrutura, história e cultura completamente diferente da realidade do nosso país. Além de que não hesitam em tomar medidas economicamente liberais para controlar qualquer ameaça de bolha inflacionária geralmente causada por esse sistema econômico. O Brasil é um país continental, ainda em desenvolvimento. Se quisermos nos desenvolver, devemos nos inspirar em países parecidos com o nosso, como o Canadá e a Austrália, que não perdem em nada para os países nórdicos. Autonomia dos estados, possível aumento do imposto de renda, diminuição dos impostos indiretos, redução do gasto com o alto escalão do funcionalismo público (salários e mordomias), privatizações necessárias ampliando a concorrência, dentre outros. Tudo isso fomenta a economia de forma natural e aumenta o poder de compra do dinheiro, ao contrário da teoria de Keynes (injeção de dinheiro público) que fomenta a economia de forma artificial, resultando na impressão de moeda e consequente inflação. O erro dos idealistas é querer reduzir a desigualdade social, pois, desigualdade sempre vai existir, nenhum ser humano é igual ao outro ou possui as mesmas capacidades que o outro. O foco deveria ser reduzir a miséria e a pobreza, algo perfeitamente atingível dentro de uma sociedade de livre mercado. Inclusive, se o país conseguisse o que eu descrevi acima, provavelmente conseguiríamos destinar quase que exclusivamente a receita publica na saúde, educação e segurança pública. Basicamente, um sistema de livre mercado com pílulas keynesianas.
  • Maria
    10/05/2020 1 Curtiu
    Votaram nesse ignóbil por acharem que o Brasil estava virando uma Venezuela... e não é que estávamos colhendo essa Venezuela com o governo Bolsonaro? Ataques à imprensa, autoritarismo, idolatria aos militares e por aí vai.
  • Marcos
    10/05/2020 1 Curtiu
    E agora seus comentários são todos sobre o mesmo assunto... vire a página...
  • Mauro
    10/05/2020 2 Curtiram
    Palavras tão floridas, vereador é tão eloquente com sua falsa caridade e um ar de intelectual forjado na mais pura humildade. Este jornal segue a risca a agenda, nada de novo debaixo do céu. Todo santo dia é a mesma besteira aqui, algumas francanos já estão enxergando a verdade por trás dessas ações tão alinhadas com os discursos baratos e as narrativas do admirável mundo novo.
  • Fabrício
    11/05/2020 3 Curtiram
    Foi se o tempo que a mídia e a imprensa tendenciosa ditava os valores da sociedade. A sociedade produtiva se tornou crítica, por necessidade, diante de um \"status quo\" corrupto que se perpetuou no país nas últimas décadas. Quero crer, que a totalidade dos eleitores do Bolsonaro, são aquelas pessoas que acordam cedo e vai à luta, que não nasceram em berço de ouro, e suas conquistas vieram diretamente do seus suores. \"Status quo\" que se disseminaram suas mazelas pelos mais diversos ramos da sociedade (educação, segurança, saúde, família, valores, costumes, cultura, etc). Para quem não é tão leigo, sabe que Bolsonaro, foi um tiro que saiu pela culatra, o \"status quo\" jamais acreditou que ele poderia ser eleito. O \"arranjo\" deu errado, e agora, farão de tudo para derrubá-lo, porque a direita real não pode ter vida longa. O país foi governado por PT, PSDB, PMDB nos últimos 25 anos, se bom ou se ruim, cada um tem seu juízo de valor. O novo governo está a 1 ano e meio a frente, podendo se falar em um ano, pois a pandemia parou o Brasil no último janeiro. Enfim, não deu tempo ainda de analisar o conjunto da obra, pois a perfeição não coabita conosco. Se quando o Sr., Correa Neves, aqui escreve, se for na qualidade de político, vereador, penso que está tudo certo, cada um tem sua opinião. Mas, no limitar da minha ignorância legislativa, penso que o jornalismo deveria ser imparcial, narrar fatos, situações, problemas, tão somente, emitir opinião como jornalista, é induzir uma massa leiga e não crítica, pois o homem médio sabe da ignorância (de letras e senso crítico de parte da sociedade brasileira, por falta de acesso e educação de qualidade. A opinião, a formação de juízo, deveria ser somente dos leitores, o que da a nítida impressão de um jornalismo tendencioso. Sou eleitor de Bolsonaro, se o conjunto da obra, não for favorável ao Brasil, dentro de um período razoável, a gente mete o pé nele.....
    • Asdrúbal da Franca
      14/05/2020 2 Curtiram
      Você tem razão: não é mais a mídia tendenciosa que dita os valores da sociedade. É um bando de fanáticos e malucos do zap, parvos, ignorantes, que nunca leram nada na vida, responsáveis por tornar os valores ainda piores! A única tendência que seguem são as ideias toscas, sem nenhuma base científica, de um orangotango de calças que vive uma vida fácil, beneficiando seus filhos aloprados e irresponsáveis, ainda mais analfabetos que o pai; esse primata que acredita ser um presidente, segue enganando o gado que acha que ele é um homem trabalhador e de bem. No frigir dos ovos, eu preferia a mídia tendenciosa, pois essa nós já conhecíamos há muito tempo e sabíamos a merda que iria acontecer no dia seguinte. Com o orangotango-presidente, cada dia é um devaneio completamente sem noção que surpreende até os mais abestados dos abobalhados. Mas, segue aí na sua vidinha \'mito acima de tudo, arreio em cima de todos\', achando que está vivendo um admirável mundo novo!
  • Chico
    11/05/2020
    É fato que fanáticos políticos de quer quer \"time\" político , são completamente alienados. Assim como apoiadores de Lula diziam que eles o era santo e que queria ou bem do pobre, mesmo ele cagando na cabeça dos seus eleitores, Bolsonaristas estão se prestando ao mesmo papel servindo de poleiro para o presidente defecar em cima. Sobre nosso prefeito, dizer o que de um cara que não dá conta de colocar radar fixo dentro da cidade para que com esse dinheiro ele revitalize nossas suas. E isso da para fazer um paralelo baseado em tom de humor negro, pois cada cratera na rua que dá para usar como cova para as pessoas que não respeitam a quarentena e saem a toa para passear na rua . E sobre o corona virus , realmente tem pessoas que precisam trabalhar, mas como fazer isso sabendo que o item minimo que é não sair de casa atoa é se tiver que sair a pessoa usar máscara, mas nesta sendo cumprido. A propósito, pelo que parece já temos pessoas morrendo por corona virus não é mesmo?
  • FERNANDO
    11/05/2020 2 Curtiram
    com esses seguidores do bolsonaro não tem como vc debater sobre política pq eles não tem argumentos, se vc é contrário a esse governo e cita os vários motivos q tem pra isso, logo ti chamam de petista, esquerdopata e de outros nomes. Bolsonaro pode fazer qualquer coisa de ruim e eles sempre irão inventar um motivo para transformar em uma coisa boa.
  • Rogério
    11/05/2020 2 Curtiram
    Muito bom o seu texto nobre vereador, agora aguardamos o seu posicionamento e de seus pares sobre os desafios que a cidade enfrenta por conta da pandemia. Até o presente momento gastas-te mais tempo no jornale na radio criticando outras esferas do que propondo algo de fato para nossa cidade. Aguardemos outrobro...
  • Rafael
    11/05/2020 1 Curtiu
    votei no sr Bolsonaro, não aprovo algumas atitudes impensadas que ele tem, e não compactuou com o vocabulário! Acredito que toda essa polarização não faz bem a nenhum lado. Acho também, que o sr Correa, juntamente com os demais vereadores, deveriam estar muito mais efetivos, em relação a cidade de FRANCA. Visto que em algumas lives, critica o sr Prefeito, por \"sumir\", mas acredito que 80% da população, não está visualizando a ação efetiva dos nobres, que no caso, estão com seus salários, totalmente em dia, e desfrutando do bom e do melhor. Portanto, sr CORREA, foque TAMBÉM, no trabalho de vocês em relação a nossa cidade, que não está muito diferente do presidente! ou seja NADA DE CONCRETO!
  • Eli Martins Tristão
    11/05/2020 2 Curtiram
    Matéria inútil, jornalista inútil. Vale lembrar que este ano tem eleição!!!
    • Darsio Batista
      12/05/2020 1 Curtiu
      Obrigado por lembrar das eleições. Olha aí galera, vamos ficar longe desse asno que nos (des)governa!
  • JOSE GERALDO DE ALMEIDA
    11/05/2020
    Porque os \"CONSERVADORES\" não podem falar a mesma coisa se até os jornais estão repetindo o mesmo discurso?
  • Atila
    11/05/2020 4 Curtiram
    Oh, excelentíssimo senhor, top das galaxias, detentor das verdades plenas deste pais. Como proprietário das noticias a serem veiculadas na cidade já sabemos seu posicionamento com relação ao governo atual, o que na minha umilde opinião é diferente, igual aos outros todos deste pais. O que vossa santidade, na condição de vereador da cidade, juntamente com seus companheiros, estão preparando, para auxiliar a nossa cidade apos essa pandemia. Sabemos que mais cedo, ou mais tarde, sairemos de casa, talvez não tenhamos mais um trabalho, talvez não tenhamos mais uma casa, talvez não tenhamos o que comer, e nem onde comer. Então supra sumo da informação francana, detentor de todas as verdades, o que vocês tem preparado? Como vão auxiliar os pobres trabalhadores desta cidade? Só criticar, tem muito imbecil hábil pra isso. Sr Correa, o que você tem estudado a respeito?
  • MAICO AURELIO SANTOS COSTA
    12/05/2020 2 Curtiram
    Parte da mídia totalmente parcial, insiste em culpar o presidente das desgraças do mundo..como se ele fosse o culpado até mesmo por essa situação que vivemos..nele que votei..por ser autêntico, como antes da eleição e até hoje o mesmo, não como político brasileiro oportunista, aproveitador, aquele que adora aparecer como nunca vai ser...assim como o Sr Correia neves.. opinião parcial, de partido.. Bolsonaro incomoda MTA gente..e aceitem que a maioria tá com ele..
    • Darsio Batista
      12/05/2020 1 Curtiu
      Mas, o bozo é autêntico. Ele não mente quando faz piada dos que estão morrendo de covid. É verdadeiro quando diz acreditar que a Terra é plana e que ela está sendo ameaçada por comunistas, especialmente os marcianos. É autêntico quando diz que trabalhador não pode ter direitos e, muito menos se aposentar. Assim como são autênticos os trouxas que vivem idolatrando esse asno.
  • Jackeline
    12/05/2020
    Excelente texto , parabéns!
  • Darsio Batista
    12/05/2020
    Não se esqueça que muitos vão sentir no osso e não na pele, pois já estão debaixo de sete palmos de terra. São as vítimas do covid19. Ignoradas e ridicularizadas pelo asno que nos (des)governa. Esse sujeito é populista e, vire e mexe faz referência a frases nazistas, tal como “O trabalho liberta”, comum nos campos de concentração. Além de incompetente, ridiculariza os que pensam diferente e vive propagando mentiras. Diz fazer uma nova política, mas que de novo não existe nada. Busca se aproximar do centrão, a ponto de até trocar afagos com o corrupto e mal caráter Roberto Jeferson, enquanto que o endeusado Moro se transformou em comunista e em Judas. O país se transformou em motivo de chacota no exterior, bastando explorar as manchetes de grandes jornais e revistas de outros países. Riso para os gringos, mas de sofrimento para nós.
  • Maycon Moraes Sene
    12/05/2020
    Texto excelente. Só faltou falar das porcentagens e estudos que eles tiram de suas cabeças alucinadas para justificar o fim do distancianento social... ah... e quando fala em Covid, a primeira pergunta é: e os curados?
  • Paulo
    22/05/2020
    Seria coerente dizer que quem ataca bolsonaristas, está do lado dos quadrilheiros que assaltaram o Brasil por quase 30 anos, tipo Lula e Dilma ?
  • Nelson da Rocha Neves
    22/05/2020
    Falou e disse
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

32°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2289
    Sorteio: 06, 09, 34, 37, 38, 45 Data: 13/08/2020
  • Quina: 5340
    Sorteio: 16, 43, 65, 66, 71 Data: 14/08/2020