24 de janeiro de 2020

Especial

Água da Careta

Uma história apagada pelo vandalismo

'Esta é a Água da Careta. Tão bela como nunca vi. Quem beber desta fonte, nunca mais sairá daqui'.

Especial 30/11/2019 - Repórter: Higor Goulart
Foto de: Reprodução
Água da Careta em seu formato original. Reza a lenda que, quem bebesse, nunca mais sairia de Franca
“Esta é a Água da Careta. Tão bela como nunca vi. Quem beber desta fonte, nunca mais sairá daqui”. Essa é a famosa frase gravada em um dos mais curiosos monumentos existentes em Franca. Foi no ano de 1957, durante o governo do prefeito Onofre Gosuen, que a Água da Careta foi erguida na cidade. Localizada na Rua Voluntários da Franca, em uma mina, rezava a lenda que quem bebesse da sua água não sairia da cidade.

No local, foi colocada uma cuba e a água da mina passou a sair de uma serpente. Nesta cuba, uma careta foi instalada. Foi inserida também uma placa de bronze, onde gravaram a frase citada. Esse poema foi parte de um concurso do jornal Comércio da Franca. O verso de José Ferreira Linhares foi o escolhido.

O monumento original durou por quase 30 anos. No entanto, por ser de ferro fundido, tanto a cuba, quanto a serpente foram corroídas por falta de manutenção. A mina foi interrompida no local e passou a desaguar no córrego dos Bagres.


A água da mina saia de uma serpente e era despejada em uma cuba

NOME

Várias histórias foram criadas para explicar o nome da “careta” Uma das suposições mais famosas é de que quando a alguém bebia da fonte, fazia careta pelo sabor da água. O historiador Jader Teles explica que a Água da Careta “tem esse nome porque a pessoa que não tinha esse costume com o gosto, quando bebia dessa água, fazia careta. Mas, na minha opinião, o gosto da água era o de menos. O importante era esse marco, porque água é vida. Quando você tem uma fonte dessa na parte central da cidade, acho importante cultivar para que você tenha algo a oferecer as pessoas. É como se fosse uma gentileza da natureza da própria cidade”, explica Jader.

RECONSTRUÇÕES

Depois de quase 15 anos esquecida, em 2001 o então prefeito Gilmar Dominici, por pedido da população, iniciou a renovação do monumento, recuperando a careta e instalando um bebedouro com água encanada, em uma parede de azulejos erguida na Rua Voluntários da Franca. Mas vândalos depredaram o local.

Cinco anos depois, o prefeito Sidnei Rocha refez o monumento, moldando uma careta parecida com a original e instalou novo bebedouro. Não adiantou. Teve o mesmo fim que a anterior.

Jader lamenta que “alguns prefeitos tentaram reaver esse marco de Franca, mas o vandalismo não deixou que isso prosperasse. O vandalismo acabou com a Água da Careta que, hoje, ficou esquecida. Pouca gente conhece, mas é algo que deveria ser preservado, com certeza.”

ATUALMENTE

Quem passar pela Rua Voluntários da Franca e tentar encontrar o monumento verá apenas a parede de azulejos erguida em 2001. Além, claro, da famosa frase criada ainda no início de tudo.

Um fim triste para um dos patrimônios mais curiosos que já existiu na cidade. Um local onde a cada passagem uma história era criada. Uma delas é a do Secretário de Esporte, Cultura, Arte e Lazer de Franca, Elson Bonifácio, o Boni. “Meu avô dizia que antes de beber a água, deveria fazer três pedidos. São lembraças que marcam a nossa vida.”

Boni ainda lamenta que algo tão importante para cultura da cidade não tenha sido preservado. “Havia importância por ser uma lenda de que beber a água, nunca mais sairia de Franca. Toda lenda é uma cultura e isso tem que ser preservado.”


Atualmente, o local, localizado na Rua Voluntários da Franca, está abandonado e sofre com a ação de vândalos



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Gilmar Hipólito Pires
    02/12/2019 2 Curtiram
    Reportagem incompleta! Poderiam ter dito também que já esteve na Av Major Nicácio, em frente á um ar que também leva esse nome. Não sei se também por depredação, depois foi retirada de lá! Hoje, para a nossa surpresa, está bem no alto da fachada desse bar (careta), olhando diretamente para quem passa pelo local!
Veja mais Franca 195 anos

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: