24 de janeiro de 2020

Crianças

HISTÓRIA

Capitão Hipólito, o fundador

Franca chega aos 195 anos com 353.187 habitantes; no ano passado o município contava com 350.400 pessoas; isso significa que no período foi

Crianças 30/11/2019 -
Documentos do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Franca revelam que o primeiro grande movimento de pessoas para a nossa região era da Freguesia do Desemboque - hoje Sacramento (MG). Entre as lideranças estava o capitão Hipólito Antônio Pinheiro, que se tornou o fundador de Franca. Ele foi o responsável por articular junto ao governo da Província (hoje Estado) de São Paulo os primeiros passos para a formação do povoado. Após sua intervenção, foi criada, em 1805, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, simplificada posteriormente para Franca, homenageando o governador da Capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta. O espaço físico da Freguesia era bem maior do que o ocupado hoje pela cidade. Abrangia uma área que ia de Batatais até Ituverava e Guaíra. Em 1821 os mineiros tentaram anexar Franca, mas isso não deu certo. Os francanos reagiram e expulsaram os mineiros.

Até alguns anos atrás, diziam que Franca havia tido seu começo no bairro Miramontes, antigamente conhecido como Covas. Mas documentos encontrados por historiadores revelam que isso não corresponde à realidade. Naquele lugar os comboios de carros de bois mineiros, goianos e mato grossenses, em busca do sal, apenas faziam parada. Então, Covas era lugar de passagem, de pernoite, de descanso para animais e humanos. Aos poucos se tronou aglomerado e bem depois virou bairro.

Naquela época, uma cidade só era oficialmente criada quando o governo autorizava, junto com a Igreja, a vinda de um padre para fundar a Freguesia. Depois do Centro e de Miramontes, surge o núcleo urbano chamado Estação. Tinha esse nome por causa da estação de trem da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. A vinda da ferrovia trouxe prosperidade e desenvolvimento para a região. Permaneceu ativa até fevereiro de 1997, quando circulou o último trem entre Franca e Ribeirão Preto. Centro, Estação e Miramontes formaram os primeiros núcleos do que se tornaria a cidade.

Franca chega aos 195 anos com 353.187 habitantes; no ano passado o município contava com 350.400 pessoas; isso significa que no período foi registrado um crescimento de 0,79% de sua população. Devemos ter orgulho de nossa cidade por ser uma das poucas que, no Brasil, têm 100% de saneamento básico, ou seja, água tratada e esgoto para todos. Em população ela se encontra entre as cem mais povoadas: é a 74ª maior do País e a 9ª do Estado. E, para quem não sabe, é o quinto município mais elevado de São Paulo. Estar a cerca de mil metros acima do nível do mar garante brisa durante boa parte do ano e um clima que é apreciado por todos que aqui moram.
  



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: