24 de janeiro de 2020

Opinião

O fim do PSL

A existência do PSL em Franca aparenta ser tão rápida quanto o seu surgimento há pouco mais de um ano.

Opinião 16/11/2019 -
A existência do PSL em Franca aparenta ser tão rápida quanto o seu surgimento há pouco mais de um ano. Os planos de disputar as eleições para prefeito e formar bancada de quatro vereadores na Câmara ano que vem ruíram. Culpa do Bolsonaro.

O PSL já havia sofrido abalo em estruturas locais no final do ano passado, quando o coronel Brandão se afastou da direção do partido. A gota d’água foi derramada durante esta semana quando o presidente Jair Bolsonaro anunciou que deixará o PSL para criar a nova legenda Aliança pelo Brasil.

Presidente do diretório municipal, o empresário Paulo Kellner afirma que toda a executiva deixará o PSL. “Nosso partido é o Brasil e seguiremos nosso líder, Jair Bolsonaro. Ele representa o homem que teve coragem de enfrentar todo o sistema, coragem de encarar uma dificílima missão em prol do País. Nada mais justo mantermos nossa lealdade, respeito e admiração por esse herói nacional. Estaremos com ele”.

Kellner acredita que a maioria dos filiados vai acompanhar a direção do partido na mudança. “Nunca fomos “PSListas”. Todos, sempre, fomos Bolsonaro”.

Por questões burocráticas, o empresário ainda segue na condição de presidente e não sabe qual será o futuro do PSL em Franca. “Espero que não caia nas mãos de oportunistas atrás de fundo partidário”.

Kellner espera que Bolsonaro consiga criar o Aliança pelo Brasil em nível nacional para que ele possa montar um diretório do novo partido em Franca. Será uma corrida contra o tempo para conseguirem disputar as eleições de 2020. “Se o partido estiver apto, teremos chapa pura e completa de prefeito e candidatos a vereador”.


Rionegro e Solimões

O prefeito Gilson de Souza (DEM) anunciou que o governo do Estado lançará nos próximos dias edital de licitação para escolha da empresa que ficará responsável por asfaltar trecho da antiga estrada Franca-Batatais. Gilson, que não cumpriu 70% de suas promessas de campanha, afirma que as obras vão começar em fevereiro. Torço para eu me enganar, mas acho mais fácil o Palmeiras ganhar o Mundial do que o asfalto chegar na data prometida.

Cargos irregulares
O Tribunal de Justiça reformou, por votação unânime, decisão de primeira instância e condenou o ex-prefeito de Pedregulho, Zezinho do Galego, e seis vereadores por improbidade administrativa devido à criação e nomeação de 35 cargos comissionados não previstos por lei. De acordo com o TJ, todos os elementos constantes dos autos apontam no sentido de que a Lei Municipal nº 2.520/2015 foi aprovada como uma tentativa de burlar a exigência constitucional do concurso público, bem como a declaração de inconstitucionalidade dos cargos criados por lei de 2013. Os acusados foram condenados à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por três anos.
Embora caiba recurso, a decisão representa uma ducha de água fria nas pretensões do ex-prefeito, que cogita se candidatar novamente no ano que vem.

Miniférias
A Câmara deu um jeitinho no calendário e antecipou para o dia 18 o feriado da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20. Assim, vereadores, servidores e assessores vão esticar o feriado e só voltam ao batente terça-feira.

Corte de água
A Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, intimou a Sabesp a limpar terreno de sua propriedade na vila Raycos. Caso não tome providências dentro de 15 dias, a empresa ficará sujeita à multa e terá que pagar o município pela limpeza. Que feio.

Hoje é dia de rock, bebê
Nirley de Souza tem gosto cultural eclético. Representante antigo das Folias de Reis na Câmara, o vereador apresentou projeto para criar o Dia do Rock em Franca, a ser comemorado anualmente em 13 de julho.

Polarização
Não aguenta mais ouvir falar em direita e esquerda? Vem para Franca. Aqui, ninguém dá seta mesmo...

 

Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Edson Arantes

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: