24 de julho de 2019

Franca

Musixe: o estudo da música ao alcance de todos

Empreendedores francanos lançam plataforma digital para curso de música acessível.

Franca 30/04/2019 - Repórter: Irinéa Donizete
Foto de: Divulgação
Os empresários Daniela Maria de Oliveira, Diogo Übermensch e o programador João Batista Neto criaram a plataforma digital Musixe

Um jovem grupo de empreendedores francanos encontrou um modo de unir e expandir conhecimento para outras pessoas tendo como negócio o ensino musical como principal ferramenta. Os empresários Daniela Maria de Oliveira, 30 anos; Diogo Übermensch, 30 anos e o programador João Batista Neto, 38 anos, criaram a plataforma digital Musixe. O espaço reúne músicos renomados de Franca e internacionalmente para dar aulas de música a um custo acessível de R$ 19,90 mensais.

“Devido à visão empreendedora, percebi que Franca possui um potencial enorme para a música, com excelentes músicos e professores; mas além desse potencial todo, também sempre fui consumidora de cursos online. Só que apesar da comodidade de poder assistir a esses cursos em casa, eles tinham alguns problemas: eram caros e incompletos; se eu quisesse aprofundar em outra matéria, eu precisava comprar um outro curso - e isso, muitas vezes, inviabilizava o estudo”, comenta Daniela.

A Musixe consiste em uma plataforma online de aulas de música, onde o aluno faz uma assinatura, no valor de R$ 19,90 por mês, e tem acesso a todo o conteúdo do site, ou seja, pode fazer o curso que quiser, quantas vezes quiser e de onde estiver, sem limite no conteúdo disponível.

Atualmente conta com 20 profissionais envolvidos no projeto de forma direta. Daniela é responsável pela parte burocrática, financeira e apresenta o canal do Youtube. Diogo gerencia todo o conteúdo da plataforma e também apresenta o canal do Youtube. João fica por conta da programação, filmagem de aulas e edição de entrevistas. Fernando Morais é o editor das aulas e Laura Oliveira cuida da parte das mídias sociais. “No momento temos 15 professores que são grandes nomes da música, envolvendo instrumentistas, professores teóricos (por exemplo, preparatório para vestibular de música) e professores técnicos (por exemplo, luthieria - que consiste na construção e regulagem de instrumentos)”, destaca Diogo. Os músicos engajados na Musixe são Alexandre Reis, Armando Bugalho, Diego Randi, Eduardo Machado, Eric Faleiros, Fabiano Carelli, João Magioni, Juninho Abrão, Lidiane Alves, Mauro Hector, Miguel Assis, Murilo Barbosa, Raul Posterare, Ricardo Figueiredo e Tales Wesley.

Ao assinar a plataforma, Diogo explica que a pessoa passa a ter acesso total ao conteúdo, que é divido por instrumentos musicais e por professores de cada instrumento. Assim, um aluno pode fazer aulas de guitarra, por exemplo, ao mesmo tempo um curso de canto, teclado e bateria. É possível acessar o site de um computador, notebook, celular, tablet ou qualquer outro meio de preferência da pessoa.

As aulas são todas gravadas, pois são feitas com cuidado e editadas para uma melhor qualidade de áudio e vídeo. Elas duram em média 12 minutos para serem mais dinâmicas e não cansativas. “Cada curso é feito de maneira organizada, seguindo uma ordem lógica. Temos cursos para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado, de modo que atendemos não apenas o aluno novato, mas também os músicos profissionais. Juntamente com as aulas oferecemos os materiais complementares que o assinante pode baixar, imprimir e fazer sua apostila para acompanhar com os cursos. A Musixe acaba sendo também uma importante ferramenta de "networking", para que o músico possa aumentar sua rede de contatos e de repente até montar uma banda”, ressalta Diogo.

Até o momento há disponível mais de 200 aulas divididas em 20 cursos diferentes: guitarra (3 cursos), violão popular e erudito (2 cursos), canto e técnica vocal (1 curso), baixo elétrico (3 cursos), teclado (2 cursos), bateria (5 cursos), teoria musical e preparatório para vestibular (1 curso), percussão (1 curso), bandolim (1 curso) e cavaquinho (1 curso). Em breve haverá um curso de luthieria (construção, reparo e manutenção de instrumentos musicais). O endereço da Musixe é https://musixe.com/



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

VER MAIS