Fenômeno 'lua de sangue' ocorre no próximo dia 15

Brasil e Mundo Geral A- A+ 11/04/2014 Foto(s): Divulgação
Fenômeno 'lua de sangue' ocorre no próximo dia 15

Foto: Divulgação/NASA

Recentemente o mundo teve a rara oportunidade de observar Marte de tamanho incomum a olho nu. Agora é a vez de observar um eclipse lunar completo – chamado de lua de sangue – que, felizmente para nós, e infelizmente para o resto do mundo, só poderá ser visto pelos habitantes do continente americano.

O fenômeno será uma série de quatro eclipses - conhecida como tétrade – que ocorrerão um atrás do outro. Segundo a Nasa, isso ocorrerá apenas sete vezes em todo o século XXI, o que quer dizer que é uma oportunidade raríssima!

O eclipse terá início na noite do dia 15 de abril com a beira da lua ingressando no centro da sombra da Terra. Mas o fenômeno completo só acontecerá perto das 2h da manhã do dia seguinte e a probabilidade é que ele dure por volta de 78 minutos.

Segundo artigo da revista Galileu, “é durante esse período que a Lua pode ser vista da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol, e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre - pense na coloração do céu nos crepúsculos. Daí o nome "Lua de Sangue". Mas como isso depende das condições atmosféricas da Terra, não é possível prever de antemão o tom do eclipse. Ele pode ser completamente negro”.

O fenômeno sempre esteve ligado no decorrer da história sobre profecias sobre o fim dos tempos. Ano passado foi lançado nos EUA o livro Four Blood Moons: Something Is about to Change (“A tétrade de sangue: algo está para ocorrer”, em tradução livre) que relaciona as luas
avermelhadas com a profecia bíblica sobre o fim dos tempos.

"Pessoas relacionam desastres com eclipses pelo fato que desastres podem acontecer todos os dias, sendo uma noite de eclipse ou não, e temos uma tendência de criarmos explicações para isso (...) É quase inevitável que algo ruim aconteça, porque coisas ruins acontecem o tempo todo", explica o astrônomo Geoff Gaherty.

Comentário

Comente esta notícia

Não serão publicadas mensagens/comentários que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto da matéria comentada. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do GCN Comunicação e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Seu comentário não será liberado instantaneamente. Antes, passará por análise da editoria on-line do portal.

*

*

*

Li e concordo com o código de conduta online.