Prefeitura de Franca instala câmeras em 20 pontos da cidade

Franca Polícia A- A+ 19/08/2012 Autor(a): Daniel Rodrigues Função: Repórter Foto(s): Marcos Limonti/Comércio da Franca

“Sorria, você está sendo filmado”. A frase muito vista em estabelecimentos comerciais passa a valer, a partir desta semana, no monitoramento do trânsito em pelo menos 20 pontos da cidade. As câmeras instaladas numa altura de 15 metros já estão aptas a funcionar. Além do acompanhamento do trânsito, a Secretaria de Segurança e Cidadania instalou oito equipamentos em semáforos com o objetivo de controlar alguns dos principais cruzamentos de ruas e avenidas.

A central de monitoramento será responsável, além do controle de veículos nas vias, por garantir a segurança de estabelecimentos comerciais dos pontos onde as câmeras foram colocadas. O próximo passo, segundo a Secretaria de Segurança do Município, será ampliar a rede para as zonas oeste e norte da cidade, atingindo bairros da Estação e Leporace.

O serviço de monitoramento instalado em ruas, avenidas e em alguns semáforos será exclusivamente para “vigiar” o trânsito e não para aplicar multas em motoristas infratores, apesar do sistema conseguir flagrar claramente algumas situações de desrespeito. Todos os equipamentos estão interligados em uma central de videomonitoramento, montada em uma sala no Terminal de Ônibus “Airton Senna”. “Os últimos detalhes já estão sendo acertados neste domingo e tudo estará pronto para funcionar efetivamente já a partir desta segunda-feira”, disse o secretário adjunto de Segurança, José Paschoal Ribeiro.

O novo monitoramento consiste em encontrar formas para melhorar o tráfego de veículos e também otimizar o fluxo em alguns cruzamentos. As câmeras colocadas nos postes focam em 360 graus numa distância de um quilômetro. Elas foram instaladas em pontos estratégicos nas avenidas Brasil, Presidente Vargas, Major Nicácio, Héilo Palermo, Alonso e Alonso e num quadrilátero do Centro.

A Secretaria de Segurança também instalou equipamento com capacidade de transformar os semáforos em aparelhos especiais. “Estas câmeras pretinhas instaladas em alguns cruzamentos têm a finalidade de tornar aquele cruzamento inteligente. Este equipamento é um escaneador de tráfego, que dá condição de saber o que está acontecendo naquele momento no local. Por ela, nós aumentamos ou diminuímos o tempo do sinal, verde e vermelho, do cruzamento”, disse Paschoal.

As novas câmeras captam nas vias as situações de momento e transmitem em tempo real para um “paredão” de televisores de última geração na central. Controladores ficaram atentos às condições adversas do trânsito, como acidentes, congestionamentos e até mesmo veículos danificados que possam impedir o andamento dos demais automóveis nas vias. “Se ocorrer um acidente de trânsito, por exemplo, podemos acionar o policiamento e dar as melhores condições de desvio. Também a central estará interligada com outros órgãos de segurança, como centrais dos Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, disse o secretario.

O investimento gasto até agora em todo o sistema é de R$ 1,2 milhão. De acordo com a Secretaria de Segurança, o dinheiro foi aplicado na projeto, compra e implantação de todo o monitoramento. O serviço começa a funcionar nesta semana, sendo operacionalizado por técnicos, de segunda-feira a sexta-feira, no período das 6 às 18 horas. “Estamos estudando também nos próximos dias colocar guardas civis controlando o sistema, mas somente na questão de segurança”, disse Paschoal.
 

6 Comentários

  1. 7 pessoas gostaram Gostei

    É assustador nível de ignorância do cidadão Francano. Para você que não sabe, o sistema de segurança ele nos auxilia na segurança, de fato o sistema por si só não vai impedir ou prender o bandido mais vai num primeiro momento tentar inibir ação e também dificultar e por ultimo avisar de que o local está sendo invadido bem como registrar a ação para posteriormente seja usada como prova para que o autor seja identificado. Não adiante o cidadão implantar o sistema de segurança seja na sua casa ou empresa e querer deixar tudo destravado ou se quer ligar o sistema. Se informe mais e abra essa mente

  2. 7 pessoas gostaram Gostei

    Mais R$ 1,2 milhão. jogado fora

  3. 7 pessoas gostaram Gostei

    JÁ TIVEMOS ESTAS CÂMERAS ANTES E DE NADA ADIANTARAM SEMPRE HOUVE FURTOS, ASSALTOS, ACIDENTES DE TRANSITOS E ABUSOS NO TRANSITO ETC....., SÓ DEVE SERVIR MESMO PARA ESPIONAR A POPULAÇÃO!

  4. 7 pessoas gostaram Gostei

    A loja de câmeras e semáforos estava em promoção e a prefeitura decidiu comprar todo o estoque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pena que daqui uns meses eles cansam dos brinquedinhos e os abandonam como fizeram com os que estão no centro da cidade......

  5. 7 pessoas gostaram Gostei

    Tomara que dessa vez elas fiquem ligadas e funcionando, né?!

  6. 7 pessoas gostaram Gostei

    PARTE -I -ESTE SISTEMA É UM SISTEMA SEMI AUTOMATIZADO NÃO É TOTALMENTE INTELIGENTE Para ser inteligente este sistema deveria ser provido de alguns outro elementos importantes que não estão inseridos na malha viária. O negocio é assim, hoje o sistema tem olhos mais só olhos não bastam, tanto é assim que a mudança de tempo dos semáforos é feita pelo agente de transito num sistema inteligente ele mesmo muda estes tempos e controla o transito de toda as via. Esta plataforma é uma plataforma caseira desenvolvida pela equipe de trânsito e esta em desacordo com às de grandes centros urbanos no Brasil e principalmente os centros urbanos de grandes e pequenas cidades do mundo principalmente dos Estados Unidos e da Alemanha. O sistema não é totalmente seguro porque se apoia em uma única câmara nos cruzamentos e se esse equipamento pifar? Qual é outro recurso que se tem trabalhando junto com câmeras. O que eu estou falando é sério e fruto de estudos de outro projetos bem mais eficientes.

Comente esta notícia

Não serão publicadas mensagens/comentários que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto da matéria comentada. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do GCN Comunicação e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Seu comentário não será liberado instantaneamente. Antes, passará por análise da editoria on-line do portal.

*

*

*

Li e concordo com o código de conduta online.