Em tempos de abreviações vindas diretamente da internet (vc, ñ, tc, baum, etc...), é cada vez mais comum as pessoas adaptarem a linguagem virtual ao nosso dia-a-dia. Mas, convenhamos, escrever errado em livros, anúncios e no trabalho não é uma situação muito agradável. E pode ser pior. Quem nunca se deparou com alguma placa ou faixa com a ortografia errada? Para tentar verificar a ocorrência desta situação pela cidade, o Se Liga saiu às ruas e, em cerca de duas horas, avistou pelo menos cinco placas com a escrita errada. Foram percorridos dez bairros e encontradas algumas pérolas como “pucho entulho” ou “vendsi verdura”. Percebeu os erros? Ufa!
O autor de uma das placas encontradas é Sebastião Barbosa, de 66 anos. Ele já foi pedreiro e hoje em dia trabalha com a retirada de entulho com a ajuda de uma carroça. Em sua placa ele escreveu “Pucho entulho”, com “ch” no lugar de “x”. “Eu mesmo fiz a placa e não tive orientação de ninguém”, disse Sebastião.
Em uma faixa encontrada na rua Minas Gerais, constava as palavras “Concerto de bicicheta”, entre outras coisas, e o dono dos dizeres é Walter Ferreira de Brito, 74. Ele possui uma oficina de eletrônica há 46 anos e disse que é o autor da frase. “Eu fiz ela há muito tempo já. Nasci no meio da roça, não tinha nem escola, então não terminei os estudos, só cursei até o 7º do primário.”
Leitura
Segundo a mestre em linguística, Maria Angela de Freitas Chiachiri, os principais motivos para explicar estes casos são basicamente dois e ambos revelam pessoas que não possuem uma escolaridade mais aprofundada. “A pessoa ouve e tenta reproduzir por escrito aquilo que ouviu de alguém. Outra causa é a falta da leitura e tudo isso impede que ela escreva todas as palavras de uma forma correta.”
Alvo de fotógrafos de plantão, já virou mania na internet placas com dizeres errados. A busca por exemplares em Franca foi motivada por um trabalho de alunos da Escola Municipal “Professor Florestan Fernandes”. Com o título “Assaltaram a Gramática”, estudantes do 4º ano primário juntaram fotos tiradas da internet, de todo o Brasil, que mostram placas escritas de forma errada.