A falta de médicos na saúde pública de Franca obrigou a Prefeitura a tomar atitudes emergenciais. No último sábado, 21, foi publicado um edital de processo seletivo para 27 especialidades médicas. Grande parte dos cargos, que podem chegar a 80 vagas (leia mais em texto nesta página), será destinada ao novo Pronto-socorro Municipal “Dr. Álvaro Jorge Azzuz”. Para incentivar a adesão, a administração municipal optou por não aplicar nenhuma prova no processo seletivo - a classificação dos candidatos será por avaliação de títulos. Os interessados também não precisarão pagar taxa de inscrição. “A ausência de taxa de inscrição é em razão da emergência dessas contratações”, justificou o secretário de Administração, Humberto Mazza.
O último concurso público para provimento de vagas na área da saúde aconteceu em junho deste ano. Dos 24 classificados, somente quatro preencheram os cargos disponíveis. Com a inauguração do novo pronto-socorro - que por enquanto conta com oito médicos - e a demanda de vagas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Pronto-socorro Infantil, a medida foi adotar um processo seletivo simplificado para acelerar as contratações.
“A avaliação será feita por títulos. O profissional pega a formação dele, como diploma de graduação, titulações de pós-graduação, participação em seminários, etc., e apresenta à Prefeitura. Com base nessas informações, faremos a classificação por pontos (cada titulação tem uma pontuação diferente). No final, faremos a tabulação e chamaremos os aprovados. É um contrato por prazo determinado (um ano) em razão da própria situação (de urgência)”.
A SELEÇÃO
Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br/portal) até as 0h do dia 29 de julho.
É preciso que o candidato tenha graduação em medicina, especialização na área escolhida e esteja cadastrado no CRM (Conselho Regional de Medicina). Todas as especialidades têm jornada de 20 horas semanais, com salários de R$ 3.221,38 mais benefícios.
Entre os dias 30 e 31 de julho, os inscritos devem encaminhar a documentação exigida no edital à Secretaria de Administração (rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova). A previsão é de que os aprovados no processo seletivo sejam convocados no próximo dia 7 de agosto.