RSS
FESTA POPULAR
Começam os preparativos para organizar a 43ª edição da Expoagro

Autor(a): Irinéa Donizete Função: do Portal GCN
Foto(s): Marcos Limonti/Comércio da Franca
Data: 01/04/2012
Sucesso - Em 2011, Expoagro atraiu mais de 250 mil pessoas em três semanas de festa

Os preparativos para a maior festa popular de Franca estão a todo vapor. A Associação do Paiolzinho escolheu na última semana a RH Produções para organizar, pelo segundo ano consecutivo, a Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca). No ano passado, com shows de grandes artistas, como Paula Fernandes, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus, a empresa atraiu um público de mais de 250 mil pessoas em três semanas de festa. Este ano, a 43ª edição da feira está marcada para acontecer de 18 de maio a 3 de junho no Parque de Exposições “Fernando Costa”. Os organizadores prometem uma festa ainda maior e melhor que a de 2011. Serão 17 dias com exposições de animais e máquinas agrícolas, torneios, parque de diversões, praça de alimentação e 9 shows com grandes nomes da música brasileira - de quinta a sábado - mais apresentações com artistas regionais aos domingos. Haverá ainda um show gospel na primeira terça-feira do evento.

A Associação do Paiolzinho é a promotora do evento e quem cuida da definição de toda a parte agropecuária, tipos de animais em exposição, bem como os torneios que serão realizados e suas respectivas premiações. Cabe também à associação a escolha da empresa organizadora da parte artística da festa, o que foi feito na semana passada, a menos de dois meses do início da Expoagro. Segundo o presidente da Associação do Paiolzinho, Carlos Alberto Rodrigues, a demora ocorreu devido a “desencontros internos”. “Estudamos todas as propostas e chegamos à conclusão de que a da RH seria a melhor opção, tendo em vista o sucesso da Expoagro 2011 e a proposta de investimento e comprometimento apresentada para este ano.” A RH concorreu com outras quatro empresas.

Dentre os critérios que definiram a RH Produções como vencedora, Rodrigues destaca a apresentação de um projeto interessante, com uma grade de shows atrativa, respaldo na feira de animais, serviço de segurança e de atendimento ao público, além do detalhamento de como será aplicado o valor proposto para investimentos no evento.

Para a realização da Expoagro, a associação não destina dinheiro aos organizadores da parte artística nem a Prefeitura faz qualquer repasse de recursos para ajudar na feira. O modelo, aprimorado ao longo dos últimos anos, permite que a Expoagro seja autossuficiente.

“Antes, a feira dava prejuízo para a Prefeitura. Agora, ela se paga e não precisamos fazer qualquer aporte financeiro. A Prefeitura não põe um centavo na exposição e só ajuda na organização da parte técnica. O risco é todo do organizador”, explica Alexandre Ferreira, secretário de Desenvolvimento de Franca.

SHOWS
O diretor da RH Produções, Rodrigo Henrique de Oliveira, trabalha em ritmo intenso e corre contra o tempo para concluir a contratação dos artistas. “O atraso que houve na definição da empresa organizadora gera para nós um risco de perder artistas de ponta, como a dupla Fernando & Sorocaba, por exemplo, cuja agenda de shows é fechada com muito antecedência”, lamenta. Segundo Rodrigo Henrique, nenhum contrato é formalizado antes da definição da empresa organizadora. “Tínhamos uma pré-reserva, como outras empresas que pleiteavam a organização do evento também tinham, mas as confirmações só podem ser feitas após definição do vencedor. Como demorou muito, agora há outras cidades na disputa pela mesma data e estamos tentando convencê-los de que a Expoagro de Franca, por seu alcance, merece tê-los em seu palco.”

Rodrigo defende a antecipação das datas em que a associação responsável pela promoção da feira define o organizador da parte artística. “Hoje, é uma guerra conseguir encaixar os artistas de ponta que o público espera ver. Com mais prazo, tudo ficaria menos complicado.” Ele cita exemplos como a Festa da Soja, de São Joaquim da Barra, que anunciou suas atrações com três meses de antecedência; o Escarpas Folia, de Capitólio (MG), que acontece em abril e divulgou quem seriam os artistas da festa em novembro; e a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que lança sua pré-programação com cerca de um ano de antecedência.

Outro desafio lembrado pelo empresário é manter os preços populares dos ingressos. “Temos que lutar também para conseguir patrocínios que viabilizem os ingressos a preços populares”, disse.

Muitas vezes, o valor do ingresso não cobre o cachê do artista e a diferença tem que vir dos patrocínios. “Franca é a cidade que tem o ingresso mais barato do Brasil, o que se aplica inclusive para os produtos oferecidos na praça de alimentação.” Para conseguir manter o preço baixo, o empresário aposta na atração grandes marcas para o recinto do parque “Fernando Costa”.
 

Compartilhar
Comentários sobre esta notícia

curtir

Willian C

09/04/2012 :

Chitãozinho e Xororó. é artista de ponta.!
3 pessoas curtiram curtir

francano

03/04/2012 :

NAO IREI COMO JA FAÇO A ANOS!!! FOI SE O TEMPO DE EXPOAGRO BOA!! HJ EM DIA É UM LIXO!!!
curtir

Daniela

02/04/2012 :

30 reais o ingresso é preço popular?? Não entendo pq a festa nao lucra somente com as entradas.....acredito que só o patrocinio do magazine luiza já paga mais da metade da festa! Sem contar as outras empresas...barraquinhas e comida, entrada, etc!! A Festa do Leite de batatai e da da Soja 4em Sao Joaquim sao gratuitas....a Expooagro é festa pra prefeitura arrecadar dinheiro....agora p onde vai essa dinheiro só quem lucra com ele que sabe....A arrecadacao de alimentos é só pra enganar a populaçao!
3 pessoas curtiram curtir

Chau

02/04/2012 :

E cade os artistas como Titãs, capital inicial, Skank, o Rappa? poderia diferenciar m,ais a expoagro pq para ver esse tipo de show a gente tem que ir ate Ribeirão Preto... Depois todos reclamam... Uma dica trás Charlie Brown Jr pq o ano passado no João Rock 90% das pessoas foram para vê-los e mais uma coisa vamos dar uma melhorada no som que o ano passado foi uma merda.
4 pessoas curtiram curtir

Roberta

02/04/2012 :

“Franca é a cidade que tem o ingresso mais barato do Brasil\\?é até engraçado ler isso, será que nunca saíram de Franca e viram a qualidade das festas e os preços ? poxa, Franca não tem NENHUM SHOW de grande porte com a entrada gratuita, a nao ser aqueles domingos com cantores regionais, peraí CANTORES REGIONAIS? esses eu pago no máximo 10 reais para vê-los nos bares Francanos.. festa da soja de São Joaquim da Barra, olha a grade de shows e o melhor?? portões liberados, festa MUITO BOA. O que tem que esperar de Franca são BONS shows pelo menos que vale a pena pagar e pagar CARO, que venha : Israel e Rodolffo, Israel Novaes, Fernando e Sorocaba, Munhoz e Mariano, Luan Santana, Humberto e Ronaldo... NOS SURPREENDA ORGANIZADORES, NOS SURPREENDA POSITIVAMENTE!!!
6 pessoas curtiram curtir

Ricardo

02/04/2012 :

Fernando e Sorocaba artistas de ponta?

O que esses cantorzinhos fazem de diferente dos outros cantorzinhos de BUTINÃO REMIX que fazem musica de dor de corno e que os tornam artistas de ponta?

Pra mim não fazem nada de diferente das demais duplinhas sertanejas que tem por ai hoje em dia, musicas com letras pobres, sem conteúdo, repetitivas e até as musicas da pré-escola tem mais criatividade que esses artistas de hoje. Por favor, tragam musica de verdade ao menos uma vez na história dessa Expo Agro.
4 pessoas curtiram curtir

Cicero Marinho

01/04/2012 :

Dobrar? Você disse dobrarrrrrrrrrrrrrrr?
Colocar o dobra da cidade numa festa sem atrativos de uma semana?
Cobrando caro desse jeito?
Em Bauru o preço é a metade e os shows são melhores!
5 pessoas curtiram curtir

Fernando Oliveira

01/04/2012 :

Se a Expoagro não desse lucro , por que a empresa RH quis ganhar ? O nivel de eventos da nossa querida Franca precisa melhorar .
Qual foi o critério de escolha da empresa vencedora e porque demorar tanto ? Tem um email rolando na internet que retrata muito bem essa situação.
É o Paiolzinho quem
decide na verdade ?
Enfim, cadê a transparência ?
Sem mais, Fernando .
10 pessoas curtiram curtir

Lucas David

01/04/2012 :

Se dá prejuízo é só não concorrer para realizar a Expoagro.
46 pessoas curtiram curtir

Junior

01/04/2012 :

***** LEIAM ISTO E DEPOIS VEJA SE NÃO SERÁ VERDADE *****
1. Todos nos sabemos que a Expoagro nunca muda. Pode ser qualquer empresa vencedora, que as coisas continuam do mesmo jeito. Um exemplo ? Quem nunca ficou horas na fila esperando para entrar, com criança chorando, gente fumando atras de você ? Sempre, sempre ouve fila para entrar. Todo ano é a mesma promessa. Este ano não sera diferente. Você ficará na fila.
2. Como falta banheiro, continuara da mesma forma. Vc desce para os banheiros quimicos e aquele bando de homens uriando do lado de fora, com crianças passando e senhoras de idade.
3. O parque de diversões é sempre uma negação.
4. Diferença gritante entre preços de bebidas, compradas dos ambulantes ou em barracas.
5. Consumo de entorpecentes dentro do banheiro na entrada do parque. Quem nunca viu alguem lá dentro fumando que levante a mão.
6. Como foi fechado de ultima hora, espere a qualidade dos shows. Pode esperar.

Este foi meu desabafo.
Obrigado.
Mais Blogs