Entrevistar cerca de 250 empresários é só o primeiro passo da reportagem do GCN Comunicação para a produção da Revista Top of Mind, após ter em mãos o resultado da ampla pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Datalink que aponta as empresas mais lembradas pelos francanos em 75 categorias da indústria, comércio e prestação de serviços em geral. Fotos, artes, textos sobre economia, negócios e biografias de empresários locais dão o tom da publicação anual produzida pelo Núcleo de Projetos Especiais. Em 2010, a pesquisa e o evento chegam à quinta edição e a revista à quarta.
Certificados são entregues anualmente a cerca de 200 empresas que são entrevistadas e fotografadas. Personagens importantes para a história de Franca têm as suas biografias detalhadas nas páginas da revista e são homenageadas na festa de gala Top of Mind, maior evento do gênero do interior paulista. Para a cerimônia de premiação, o salão social do Castelinho se transforma com decorações temáticas para 1,2 mil convidados.
E tudo isso é contado em cerca de 180 páginas que se transformam em um verdadeiro guia do mercado - conteúdo editorial que resulta de um trabalho minucioso que leva aproximadamente dois meses para ser concluído.
Além de fazer as vezes de guia, outro ponto alto da revista é a leitura comparativa que a publicação possibilita do desempenho ano após ano das marcas. “A revista documenta o sucesso das empresas com marcas fortes e, através dela, é possível fazer uma verdadeira análise do mercado local e até traçar o perfil da cidade”, disse Leandro Ferreira, editor do Núcleo de Projetos Especiais do GCN Comunicação.
A SATISFAÇÃO DE QUEM GANHA
Quem recebe a deferência e vê a história da empresa - que muitas vezes se confunde com a história da própria família - retratada na revista, se diz orgulhoso. É o caso da família Pedroza, que dirige a rede Drogafarma. Ébio Pedroza diz que o reconhecimento público funciona como um combustível para o negócio.
Para Carla Pacheco, proprietária da escola de ballet que leva o seu nome, o tão falado reconhecimento é um medidor. “É um grande prêmio de reconhecimento e, ao mesmo tempo, é um termômetro que mede o trabalho, que verifica o mercado”, afirmou.
A cerimônia de entrega, para a bailarina e seus alunos, se tornou um dos eventos mais esperados do ano. “A cada ano a festa fica melhor, é um evento que pegou. Todo ano compro as revistas, guardo algumas e disponibilizo outras para os alunos verem. É algo especial”, afirmou.
HOMENAGENS
A principal referência do mundo corporativo francano também emociona com a retratação das histórias de vida de pessoas que são exemplos de humanidade, empreendedorismo e perseverança.
Entre os homenageados de 2009 estiveram Geraldo Ribeiro Filho (o Geraldinho), da Opananken, que recebeu o troféu de Empresário do Ano; e Maria Imaculada Carvalho Anacleto, voluntária do Lar Eurípedes Barsanulfo, vencedora do troféu Empreendedor Social.
Também para Geraldinho, a palavra “reconhecimento” resume o sentido maior da pesquisa. “Para nós significou o reconhecimento do fato de termos criado um estilo próprio, um novo conceito em calçados. Antigamente as pessoas compravam sapatos e escutavam do vendedor que, em uma semana, depois de lacear, ficaria bom. A Opananken veio, há 20 anos, para acabar com esse mito. Hoje nosso estilo é copiado no mundo todo”, afirmou. O empresário disse ainda que o prêmio recebido é sempre lembrado e citado. “Principalmente porque compramos diversas revistas e distribuímos para os lojistas parceiros”.

A lista de homenageados do ano passado foi completada com o empresário Aparecido Mandonado Ponce (Supermercado São Paulo), Omar Pucci (Grupo Amazonas) e Iara Moema de Carvalho (Centro de Saúde), que receberam os prêmios empresários e empreendedora social hours concours.
Agora, é aguardar a edição 2010. A maior festa de gala do interior paulista está sendo planejada para acontecer em outubro. A pesquisa anual já está em andamento.